Então chegou o momento !!,

a hora da reforma do apartamento, com uma mistura de emoções e sonhos, afinal todo esse processo é para deixar seu lar mais bonito, moderno e com a sua cara. Porem o sonho em ter aquele imóvel decorado todo lindo pode virar um pesadelo para alguns.

Você com certeza conhece histórias de amigos e familiares que tiveram grandes problemas na obra, gastos além do esperado e resultados frustrantes. o que posso te dizer é que esse não precisa ser o seu caso.

Tendo alguns cuidados, a sua reforma pode acontecer sem transtornos. Quer ficar longe de problemas e erros comuns e desnecessários ? Veja agora o que NÃO fazer na sua reforma de apartamento!!

 

Não esqueça de realizar um planejamento!!

Muitas pessoas que não possuem um conhecimento e experiências com reformas de apartamentos, tem a impressão de que dá para resolver os problemas assim que surgirem, porem não é assim que funciona na prática !

Esse erro neste tipo de abordagem é bem comum e a maior complicação que ele gera são problemas bem maiores do que vão surgindo, é como um efeito dominó e isso gera a gastos desnecessários, atrasos e retrabalho. Para que tudo isso seja evitado a execução de um planejamento é fundamental.  Aqui vai a dica!.

Antes de começar a obra, tenha um panorama completo do que será feito. nele deve-se incluir:

  • Quais serviços serão feitos ( orçamentos geralmente vem descrevidos esses serviços, não necessariamente na ordem correta ) ;
  • Ordem de execução das etapas;
  • Quantidades de dias e funcionários necessários para cada atividade;
  • Quais documentos serão necessários para esta reforma;
  • Quantidade de materiais necessários para cada atividades, ( muitas vezes um serviço é composto por varias atividades);
  • Prazo de entrega de cada fornecedor e quando a compra deverá ser feita, para que chegue na hora certa e não gere atrasos.
  • Orçamento disponível;
  • projetos de engenharia, ( arquitetônico, hidráulico, elétrico, estrutural…)

Ou seja a reforma começa bem antes da real data de inicio. Antes de iniciar dedique um tempo ao planejamento, execute um cronograma. Baseado nele é possível encaixar todas essas informações, pois o planejamento está totalmente ligado ao cronograma.

Não acompanhar o cronograma.

Como disse antes o planejamento está totalmente ligado no cronograma e vice e versa, sendo assim não adianta realizar um planejamento e deixar o cronograma de lado!. Para que isso funciona é de plena importância realizar o acompanhamento da obra junto com o cronograma, para ver se as atividades estão sendo realizadas conforme planejado, se não é a partir dai que deverá ver o que será feito para ajusta-lo para que o prazo não se alongue.

Não dar importância ao orçamento antes e durante uma reforma.

Se você começou pelo planejamento, certamente já sabe quanto de dinheiro tem disponível á vista, em cartão de credito e possivelmente com um financiamento. E esse já é um bom começo !!!

Agora já que a questão de verba disponível já está determinada hora de orçar cada material e de acompanhar os gastos da obra dia a dia. Sabendo qual é o valor total da para intermediar nos diversos itens como, mão de obra, projetos, acabamentos e etc.

Lembre-se de reserva uma parte do dinheiro, pelo menos de 10% para gastos não previstos. Eles sempre surgem.

Se você nunca realizou uma reforma ou não tem tempo de acompanhar junto com os empreiteiros, conte com ajuda de um profissional, ( Engenheiro ou Arquiteto), para te proporciona esses serviços.

Outra dica fundamental é realizar cotações e comparar preços de cada item em diversas lojas !.

Uma vez escolhido os fornecedores, é hora de anotar os gastos que vão sendo realizados a cada dia e assim comparar com o que foi planejado. assim pode conferir se tiver algum custo acima do previsto e remanejar para onde pode economizar.

É importante realizar esses acompanhamentos frequentes, pois assim tem mais controle ao longo da reforma. se deixar para conferir tudo ao fim da reforma, pode ter surpresas desanimadoras.

 

Usar Materiais de Baixa Qualidade ou errar na quantidade

com o orçamento da reforma em mãos e tendo em vista o quanto gastar por cada atividade, irá querer economizar em todas as etapas e isso não é errado porem deve se estar em alerta !. Não se deve economizar comprando materiais de baixa qualidade, isso pode gerar problemas muitos serio e o barato pode sair caro.

por exemplo: comprando argamassa de baixa qualidade ou a que não é indicada para determinados pisos pode gerar problemas na obra como retrabalho e logo mais gastos.

Para economizar na construção pode procurar revestimentos mais simples ou revitalizar alguns dos itens mais antigos. Usar o mesmo revestimento em vários cômodos da casa também gera uma economia significativa.

Já falando em quantidades, também deve se atentar a comprar os revestimentos cerâmicos, como porcelanatos de uma única vez, atente a comprar um pouco a mais do que da metragem necessário, pois esse materiais são piores que celulares, saem de linha muito rápido e se comprar pouco e faltar terá que pedir em fabrica ou pode até achar outros em estoque, porem terá diferença em tonalidades devido a produção no auto forno.

Conduzir uma Reforma de apartamento sem a devida supervisão.

Você pode contratar a melhor equipe de obra disponível, com a melhor mão de obra, mas sem a devida supervisão as chances de que o resultado não sai como o esperado é bem alta. Mesmo com projeto feito é possível ter complicações por falta de entendimento na sua leitura e interpretação.

Por isso é importante que um engenheiro ou arquiteto, acompanhe de perto a execução de cada etapa.

 

Não consultar o sindico antes da reforma.

Antes de qualquer modificações é extremamente importante consultar o sindico para que o mesmo te informe dos documentos necessários para o inicio da reforma. Não entregar alguns documentos obrigatórios e não informa o mesmo pela reforma pode acarretar em multas desnecessárias.

Muitas vezes é obrigado a entrega de uma ART ( Assinatura de responsabilidade técnica), documento que é fornecido pelo engenheiro civil. serviços como troca de revestimentos, elétrica, hidráulica, demolições, são exigidos esse documento.

Junto com a ART é entregue também um laudo de reforma ou plano de reforma, é basicamente um relatório que um engenheiro civil realiza após uma vistoria no apartamento, para alegar que tudo que será feito esta de acordo com a norma e que tanto os condôminos como o prédio em si estará seguro para receber a devida reforma, todas as exigências para este ( plano de reforma ) é encontrado na norma de reforma da ABNT (NBR 16280, de 2015). O condomínio também impõem algumas regras como, nome dos funcionários que irão trabalhar, horários permitidos para a execução dos serviços. Portanto sempre deve consultar o sindico antes de iniciar qualquer reforma no apartamento.

 

Não Ter projeto da reforma.

 

Muita gente acha que contratar um arquiteto para realizar um projeto de reforma ou de interiores é desnecessário e caro, porem é ai que se enganam, ao deixar de contratar esse profissional os gastos na obra pode ser exageradamente mais caro do que simplesmente pagar um projeto.

Nos projetos consta o que será demolido e como deverá construir novas paredes ( se for o caso). também é realizado projeto de iluminação, elétrica e hidráulica, dimensionando novos pontos para o conforto de quem ali morar. o projeto de iluminação também e de plena importância, pois o mesmo irá distribuir com maior efetividade a iluminação no ambiente.

O profissional poderá dimensionar moveis para os ambientes e acessórios que combinaram com moveis a serem instalados.

Como pode se ver uma reforma é bastante complexa e não deve ser negligenciada nem deixada nas mãos dos empreiteiros.

Portando não economize no que não deve e tenha sempre a ajuda de um profissional.

Vai reformar ? porque não deixa essas dores de cabeça e serviços cansativos e exaustos com nós da NCR Engenharia ? gerenciamos todos esses processos para que nada saia fora do planejado.